Acajutiba realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef e V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Na última quarta-feira (25), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, juntamente com a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência - CIDIA, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, realizaram a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020.







O evento foi iniciado às 07h30 com o credenciamento dos participantes. A mesa foi formada com as representações das secretarias municipais, do CMDCA, de adolescentes do NUCA, do legislativo municipal, além do prefeito Alex Freitas, que tiveram direito à tempo para se pronunciarem. Os participantes do evento entoaram o hino nacional e municipal respectivamente, e em seguida as adolescentes Leilane Alves e Raiane Oliveira, foram convidadas para fazer a leitura do regimento da V Conferência, que foi aprovado por unanimidade.


A palestra magna foi ministrada pela advogada Michele Calazans de Oliveira Brito, que falou sobre a atual realidade de aplicação das leis destinadas à infância e adolescência.


Em seguida, o articulador municipal do Selo Unicef, Deivson Nascimento foi convidado para falar sobre o Selo Unicef 2017-2020 e sobre a metodologia do I Fórum Comunitário. A psicóloga da SEMAS, Taís Maria Machado apresentou a dinâmica dos grupos de trabalho e solicitou que o público se dividisse para iniciar os trabalhos em grupo.


 As apresentações culturais do evento, ficaram por conta dos alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, da Escola Municipal Dr. Geraldo e do grupo de Feliz Idade do CRAS, que levaram reflexões relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Já no turno da tarde, deu-se início às apresentações e eleição das propostas formuladas pelos grupos de trabalho. Posteriormente, houve também a eleição dos delegados para representar o município na Conferência Estadual.




















A presidente do CMDCA agradeceu à participação de todos, e encerrou os trabalhos do dia os convidando para um coffee-break. Ao fim foram distribuídos os certificados da conferência e do fórum comunitário.

De acordo com dados da comissão organizadora, cerca de 500 pessoas foram credenciadas. Foi registrada a participação de crianças, adolescentes, idosos, estudantes, professores, gestores de escolas, motoristas, funcionários públicos, voluntários, secretários municipais, vereadores, conselheiros, representantes de organizações da sociedade civil, comerciantes e comunidade acajutibense. 









Comentários