18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Na manhã desta quarta-feira, 18 de maio de 2016, o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), juntamente com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), e com o apoio da Prefeitura Municipal de Acajutiba, realizou uma caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente.
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
A caminhada, contou com a participação das Escolas:
- Colégio Estadual Antônio da Costa Brito (CEACB)
- Escola Municipal Prof.ª Maria Esperança
- Centro Educacional Vovô Silvano (CEVS)
- Escola Municipal Dr. Geraldo Vasconcelos
- Escola Municipal Prof.º Carlos Barros
Além da participação de Vereadores do município, Representantes do Conselho Tutelar, Secretária de Educação, Secretária de Ação Social e Trabalho, Comunidade do CRAS, Agentes de Vigilância Sanitária, Representantes do CMS (Conselho Municipal de Segurança) e CME (Conselho Municipal de Educação), e toda a comunidade de Acajutiba, que se fez presente no evento. Também, se fez presente, a jovem Scarlett Brito, compositora da música oficial da caminhada.
Durante o percurso da caminhada, os adolescentes do NUCA, Deivson Nascimento - Presidente, e Salatiel Cruz, fizeram comentários sobre o dia 18 de maio, e apresentaram dados atualizados dos casos de Abuso e Exploração Infantil em Acajutiba. Além disso, ressaltaram a importância do NUCA, assim como do Selo Unicef 2013-2016, para o município, uma vez que ambos tem como objetivo principal, consolidar ações voltadas para o desenvolvimento sócio-educativo da infância e juventude. A assistente social do CRAS, Lucidalva Ferreira, animou o percurso, estimulando as palavras de ordem, fazendo diversos questionamentos retóricos para a comunidade que assistia a passada do trio pela Avenida Saturnino de Menezes, e agradecendo à todos os engajados na ação. Já na praça Aquinoel Borges, ponto final da caminhada, as turmas do CEACB fizeram apresentações voltadas ao tema da caminhada.
"Acorda a população, violência não!"
Disque 100, pois quem não denuncia, também violenta.
Comentários
Postar um comentário